Currículo Dra. Marta Azevedo Santos

Currículo Lattes

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina-SC (1990), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-SC (1997) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Sevilla-ES (2003). Professora Associada III, do quadro de professores da Universidade Federal do Tocantins, nos cursos de Enfermagem e Nutrição e do quadro permanente do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.Tem experiência na área da Psicologia, Educação, Educação e Promoção em Saúde. Avaliação de Política Pública.Desenvolvendo pesquisas na área interdisciplinar, nas linhas de Gestão e Planejamento, Avaliação de Políticas Públicas, Educação e Promoção da Saúde, Saúde do trabalhador e Educação Permanente

Nome

Marta Azevedo dos Santos

Nome em citações bibliográficas

SANTOS, M. A.;SANTOS, MARTA AZEVEDO; Azevedo dos Santos, Marta; SANTOS, MARTA AZEVEDO DOS;SANTOS, MARTA A

Formação acadêmica/titulação

  • 1999 – 2003 Doutorado em Psicologia.
    Universidade de Sevilla, US, Espanha.
    Título: Estrutura e Função da Fala Egocéntrica em Adultos em Processo de Escolarização, Ano de obtenção: 2005.
    Orientador: José Antônio Sanchéz Medina e Manuel de La Mata Benítez.
    Bolsista do(a): Agência Espanhola de Cooperación Internacional, AECI, Espanha.
    Palavras-chave: Fala Egocéntrica; Desenvolvimento Cognitivo; Pensamento; Linguagem; Função da linguagem; Psicologia sócio-histórica.
    Grande área: Ciências Humanas
    Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos Cognitivos e Atencionais.
    Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
    Setores de atividade: Educação.
  • 1992 – 1997 Mestrado em Educação.
    Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
    Título: Psicologia Escolar no Brasil: fazeres e saberes , Ano de Obtenção: 1998.
    Orientador: Reinaldo Matias Fleury.
    Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
    Palavras-chave: Psicologia escolar; Educação; Psicologia Educativa.
    Grande área: Ciências Humanas
    Setores de atividade: Educação Superior; Educação.
  • 1986 – 1990 Graduação em Psicologia.
    Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
    Título: Psicologia Escolar.
    Orientador: Dulce Helena Pena Soares.
  • 1981 – 1984 Curso técnico/profissionalizante em Habilitação Profissional Plena para o Magistério de Ensino de 1o. Grau.
    Colégio Coração de Jesus, CCJ, Brasil.

Pós-doutorado

  • 2020 Pós-Doutorado.
    Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
    Grande área: Ciências Humanas

Formação Complementar

  • 2022 – 2022 Agenda para o Desenvolvimento Sustentável: conceitos, mobilização e articul. (Carga horária: 8h).
    Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
  • 2022 – 2022 Elaboração do trabalho acadêmico conforme normas vigentes da ABNT. (Carga horária: 5h).
    Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
  • 2022 – 2022 A agenda BR22. (Carga horária: 18h).
    Região e Redes, RERE, Brasil.
  • 2022 – 2022 Capacitação em Tradução do Conhecimento e Políticas Informadas por Evidênci. (Carga horária: 44h).
    Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
  • 2021 – 2021 I Seminário de Capacitação Governança – dia 2. (Carga horária: 4h).
    Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
  • 2021 – 2021
    I Seminário de Capacitação Governança – dia 1. (Carga horária: 4h).
    Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
  • 2021 – 2021
    III Seminário Luso-Brasileiro de Educação: Didática e Inovação no. (Carga horária: 25h).
    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
  • 2021 – 2021 Instrutivo de Abordagem Coletiva para Manejo da Obesidade no SUS. (Carga horária: 2h).
    Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
  • 2021 – 2021 Advocacy para Enfrentamento e Controle da Obesidade no SUS. (Carga horária: 3h).
    Enfrentamento da obesidade n Atenção Básica no Estado do Mato Grosso do Sul, ECO-AB MS, Brasil.
  • 2020 – 2020 Extensão universitária em Oficina: Padlet. (Carga horária: 2h).
    Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
  • 2020 – 2020 Curso Qualificação Profissional: Promoção da Alimentação Adequada e Saudáve. (Carga horária: 30h).
    Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
  • 2020 – 2020 Curso de Capacitação para uso do Moodle e Recursos Interativos. (Carga horária: 60h).
    Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
  • 2020 – 2020 Noções Básicas de Trabalho Remoto. (Carga horária: 10h).
    Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
  • 2020 – 2020
    Mendeley para a Fiocruz. (Carga horária: 1h).
    Elsevier B.V., ELSEVIER, Holanda.
  • 2020 – 2020 Temos que dar aulas remotas… E agora?. (Carga horária: 10h).
    Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
  • 2019 – 2019 Validação do Questionário de Monitoramento do Programa Saúde na Escola. (Carga horária: 8h).
    Ministério da Saúde, MS, Brasil.
  • 2019 – 2019 1a. Reunião Técnica dos Programas Saúde na Escola e Academia da Saúde. (Carga horária: 24h).
    Ministério da Saúde, MS, Brasil.
  • 2019 – 2019 La configuración semiótica: configuraciones de la semiosfera en narrativas. (Carga horária: 4h).
    Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
  • 2019 – 2019 18o. Encontro de Secretarias Municipais de Saúde – Mudanças no Financiament. (Carga horária: 8h).
    Conselho de Secretarias Municpais de Saúde do Estado do Tocantins, COSEMS-TO, Brasil.
  • 2016 – 2016 Seminário Internacional de Educação ao Longo da Vida e Balanço CONFITEA. (Carga horária: 24h).
    Ministério da Educação, MEC, Brasil.
  • 2016 – 2016 Gestão da Inovação e Empreendedorismo em Pesquisa. (Carga horária: 3h).
    Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
  • 2016 – 2016 Teledianóstico/Telemedicina. (Carga horária: 16h).
    Ministério da Saúde, MS, Brasil.
  • 2015 – 2015 Seminário Promoção da Saúde no Espaço Escolar: Prevenção de Fatores de Risc. (Carga horária: 16h).
    Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude, OPAS/OMS, Brasil.
  • 2014 – 2014 Taller Calidad Y Valores en la Evaluación de la In. (Carga horária: 4h).
    Universidad de Antioquia, UdeA, Colômbia.
  • 2014 – 2014 IV Encontro da Rede de Muninípios Saudáveis. (Carga horária: 16h).
    Ministério da Saúde, MS, Brasil.
  • 2014 – 2014 Curso de Especialização Docência na Saúde. (Carga horária: 24h).
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
  • 2013 – 2013 II Seminário de Integração Ensino-Serviço-Comunida. (Carga horária: 16h).
    Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
  • 2012 – 2012 I Seminário sobre o Programa Academia da Saúde. (Carga horária: 24h).
    Ministério da Saúde, MS, Brasil.
  • 2011 – 2011 Evidencia en Salud Publica y Promocion de la Salud. (Carga horária: 20h).
    Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
  • 2009 – 2009 II Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. (Carga horária: 27h).
    Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
  • 1995 – 1995 II Colóquio de Psicologia Fenomenológica Existenci. (Carga horária: 10h).
    Núcleo Castor, NUCA, Brasil.
  • 1993 – 1993 Xxi Reunião Anual de Psicologia de Ribeirão Preto. (Carga horária: 40h).
    Sociedade Brasileira de Psicologia Ribeirão Preto, SBPRP, Brasil.
  • 1992 – 1992 VI Encontro Paranaense de Psicologia. (Carga horária: 40h).
    VI Encontro Paranaense de Psicologia, EPP, Brasil.
  • 1992 – 1992 Procedimento Informatizado Para Análise de Problem. (Carga horária: 6h).
    VI Encontro Paranaense de Psicologia, EPP, Brasil.
  • 1992 – 1992 Fundamentos de Psicologia Organizacional. (Carga horária: 6h).
    VI Encontro Paranaense de Psicologia, EPP, Brasil.
  • 1989 – 1992 Extensão universitária em Psicoterapia Fenomenológica Existencialista. (Carga horária: 660h).
    Núcleo Castor, NUCA, Brasil.
  • 1991 – 1991 O Trabalho na Constituição do Sujeito. (Carga horária: 40h).
    II Encontro Nacional de Psicologia do Trabalho, ENPSITRABAJO, Brasil.
  • 1991 – 1991 O Cotidiano de Quem Se Ocupa do Sujeito Que Trabal. (Carga horária: 40h).
    II Encontro Nacional de Psicologia do Trabalho, ENPSITRABAJO, Brasil.
  • 1991 – 1991 II Conferência Nacional de Saúde Mental. (Carga horária: 40h).
    II Conferência Nacional de Saúde Mental, CNSM, Brasil.
  • 1988 – 1988 XVIII Reunião Anual de Psicologia de Ribeirão Pret. (Carga horária: 40h).
    Sociedade Brasileira de Psicologia Ribeirão Preto, SBPRP, Brasil.

Atuação Profissional

Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

Vínculo institucional

  • 2008 – Atual Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada II, Regime: Dedicação exclusiva.
    • Outras informações
      Professora das disciplinas: Psicologia e Saberes Coletivos, Produção Textual Aplicada à Saúde e, A Construção das Ciências Humanas, nos cursos de Enfermagem e Nutrição. Metodologia Científica, no curso de Mestrado Profissional em Ciências da Saúde

Vínculo institucional

  • 2009 – 2010 Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
    • Outras informações
      Implantação/Implementação dos Cursos de Enfermagem e Nutrição
  • 2008 – 2009 Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
    • Outras informações
      Comissão de Elaboração dos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de Enfermagem e Nutrição.

Vínculo institucional

  • 2007 – 2008 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 11/2021-2023 Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Tocantins.
    • Cargo ou função
      Comitê Setorial de Extensão do Campus de Palmas.
  • 01/2012 – Atual Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal de Tocantins.
    • Linhas de pesquisa
      Atenção à Saúde nos diversos níveis: primário, secundário e terciário
  • 01/2012 – Atual Ensino, Mestrado Profissional em Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Metodologia Científica
  • 08/2009 – Atual Ensino, REUNI: Enfermagem/Nutrição, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Construção das Ciências Humanas
      Psicologia e Saberes Coletivos
      Produção Textual Aplicada à Saúde
  • 09/2008 – Atual Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Nutrição.
    • Linhas de pesquisa
      Saúde do Trabalhador
      Avaliação de Política Pública
      Promoção e Educação em Saúde
  • 01/2013 – 03/2019 Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Tocantins.
    • Cargo ou função
      Membro da Comissão Coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
  • 03/2013 – 03/2015 Serviços técnicos especializados , Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP_TO).
    • Serviço realizado
      Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde Vigilância em Saúde – 872 horas.
  • 08/2012 – 03/2014 Estágios , Universidade Federal do Tocantins.
    • Estágio realizado
      Preceptora no Estágio de Psicoterapia do Programa de Residência Médica.
  • 03/2010 – 12/2013 Direção e administração, Especialização em Urgência e Emergência.
    • Cargo ou função
      Coordenador de Curso.
  • 01/2011 – 01/2013
    Ensino, Pedagogia-PARFOR, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia da Educação I e II
      Seminário de Pesquisa I e II
  • 12/2009 – 12/2012
    Direção e administração, Universidade Federal do Tocantins.
    • Cargo ou função
      Coordenador de Programa.
  • 03/2010 – 03/2011 Direção e administração, Universidade Federal do Tocantins.
    • Cargo ou função
      Coordenador de Curso.
  • 01/2009 – 12/2010
    Serviços técnicos especializados , REUNI:Enfermagem/Nutrição.
    • Serviço realizado
      Orientadora no Programa Institucional de Monitoria – PIM.
  • 04/2010 – 04/2010
    Ensino, Urgências e Emergências para Enfermeiros, Nível: Pós-Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Metodologia da Pesquisa
      Metodologia do ensino Superior
  • 08/2008 – 12/2009 Direção e administração, Universidade Federal do Tocantins.
    • Cargo ou função
      Estruturação Administrativa e Acadêmica dos Cursos de Enfermagem e Nutrição. Implantação do Projeto Pedagógico.
  • 08/2007 – 12/2009
    Serviços técnicos especializados , Universidade Federal do Tocantins.
    • Serviço realizado
      Apoio psicopedagógico ao curso de medicina.
  • 10/2009 – 10/2009
    Ensino, Urgências e Emergências para Enfermeiros, Nível: Pós-Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Metodologia do Ensino Superior
  • 12/2007 – 08/2009
    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Tocantins.
    • Cargo ou função
      Comissão de Elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos do REUNI – Enfermagem e Nutrição.
  • 01/2009 – 07/2009
    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia da Educação I
  • 01/2009 – 07/2009
    Serviços técnicos especializados , REUNI:Enfermagem/Nutrição.
    • Serviço realizado
      Orientadora no Programa Institucional de Monitoria Indígena – PIMI.
  • 02/2008 – 07/2008 Ensino, Comunicação, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Mídia e Psicologia
  • 02/2008 – 07/2008 Ensino, Medicina, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia e Ciências da Vida
  • 03/2007 – 08/2007 Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia da Aprendizagem
      Psicologia do Desenvolvimento

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Vínculo institucional

  • 2020 – Atual Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Sênior, Carga horária: 4

Atividades

  • 06/2020 – Atual Outras atividades técnico-científicas , Campus Gama, Campus Gama.
    • Atividade realizada
      Metodologia Qualitativa em formato on-line.
  • 06/2020 – Atual Outras atividades técnico-científicas , Campus Gama, Campus Gama.
    • Atividade realizada
      Elaboração do Modelo Lógico do Programa Saúde na Escola.

Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde, FIOTEC, Brasil.

Vínculo institucional

  • 2014 – 2015 Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Extensão
    • Outras informações
      Programa de Formação Permanente em Saúde

Universidade do Estado do Tocantins, UNITINS, Brasil.

Vínculo institucional

  • 2007 – 2009 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora e pesquisadora, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2008 – 12/2008 Ensino, Administração, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia Organizacional
  • 08/2008 – 12/2008 Ensino, Letras, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
  • 08/2008 – 12/2008 Ensino, Matemática, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia do Desenvolviemnto e da Aprendizagem
  • 08/2008 – 12/2008 Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia Organizacional
  • 02/2008 – 07/2008 Ensino, Complementação de Estudos, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Princípios e Métodos da Supervisão Escolar
  • 01/2008 – 07/2008 Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia da Aprendizagem Escolar
  • 08/2007 – 12/2007 Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia do Desenvolvimento II
  • 08/2007 – 12/2007 Ensino, Letras, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia infantil adolescência e vida adulta
  • 08/2007 – 12/2007 Ensino, Matemática, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia infantil adolescência e vida adulta

Equilíbrio, EQUILÍBRIO, Brasil.

Vínculo institucional

  • 2004 – 2009 Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 15
    • Outras informações
      Realiza atividades de atendimento psicoterápico com crianças e adultos em processo de escolarização, bem como com dificuldades de aprendizagem.

Atividades

  • 03/2004 – 01/2009 Ensino,
    • Disciplinas ministradas
      Consultoria na área da Psicologia
  • 03/2004 – 01/2009 Serviços técnicos especializados , Equilíbrio.
    • Serviço realizado
      Atividade Psicoterápica.

Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

Vínculo institucional

  • 1992 – 2006 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1992 – 08/2004 Treinamentos ministrados , UNIVALI.
    • Treinamentos ministrados
      Supervisão de Estágio em Psicologia Escolar
  • 02/2004 – 07/2004 Ensino, Psicologia, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Processo Básicos
      Seminários Avançados
  • 01/2004 – 07/2004 Direção e administração, Instituição Universitária.
    • Cargo ou função
      Responsável pela Área Educacional do Curso de Psicologia.
  • 08/2003 – 07/2004 Serviços técnicos especializados .
    • Serviço realizado
      Responsável pelo Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia.
  • 02/2003 – 07/2004 Ensino, Psicologia, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Processos Básicos
      Psicologia Escolar e Educacional
  • 07/2003 – 12/2003
    Treinamentos ministrados , Instituição Universitária.
    • Treinamentos ministrados
      Articulando o Projeto Pedagogico com o Programa da Disciplina e o Plano de Ensino
  • 08/1998 – 12/1999
    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia do Desenvolvimento IV
  • 01/1999 – 09/1999 Ensino, Psicologia e Fonoaudiologia, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Processos Básicos em Psicologia
  • 01/1998 – 12/1998 Ensino, Estudos Sociais, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Professora de Prática de Ensino
  • 01/1998 – 12/1998
    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia Geral II
  • 06/1996 – 06/1998 Direção e administração, Faculdade de Psicologia.
    • Cargo ou função
      Sub-Chefe de Departamento.
  • 01/1997 – 12/1997
    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia Geral II
  • 08/1995 – 12/1996
    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia Escolar II

Universidade Luterana do Brasil- TO, ULBRA, Brasil.

Vínculo institucional

  • 2004 – 2006 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2004 – 02/2006 Ensino, Psicologia, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia da Personalidade III
      Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
      Teorias e Técnicas Psicoterápicas
  • 03/2004 – 12/2005 Estágios , Psicologia.
    • Estágio realizado
      Supervisão de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica.
  • 03/2004 – 12/2005 Estágios , Psicologia.
    • Estágio realizado
      Supervisão de Estágio Supervisonado em Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem.
  • 07/2004 – 02/2005 Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia do Desenvolvimento e Vida Adulta
  • 08/2004 – 12/2004 Ensino, Formação de Professores para o Ensino Superior, Nível: Especialização
    • Disciplinas ministradas
      Processo de Avaliação no Ensino Superior
      Terceiro Fórum

Faculdade de Palmas, FAPAL, Brasil

Vínculo institucional

  • 2007 – 2007 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

Atividades

  • 03/2007 – 08/2007 Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Epistemologia Psicologia
  • 03/2007 – 08/2007 Ensino, Direito, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicologia Jurídica

Faculdade Católica de Tocantins, CATÓLICA, Brasil.

Vínculo institucional

  • 2004 – 2004 Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

  • 12/2004 – 12/2004 Ensino, Gestão e Planejamneto em Recursos Humanos, Nível: Especialização
    • Disciplinas ministradas
      Qualidade de Vida e Gestão de Estresse

Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

Vínculo institucional

  • 1993 – 1996 Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1994 – 08/1996 Treinamentos ministrados , Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes, Curso de Psicologia.
    • Treinamentos ministrados
      Supervisora de estágio curricular na área de Psicologia Escolar
  • 08/1993 – 12/1995
    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Supervisora de Estágio Supervisionado na Área de Psicologia Escolar
      Pedagogia Terapêutica
  • 01/1995 – 07/1995 Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes, Curso de Psicologia.
    • Cargo ou função
      Coordenadora Geral de Estágios em Psicologia.
  • 01/1994 – 12/1994 Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes, Curso de Psicologia.
    • Cargo ou função
      Coordenadora de estágio na área de Psicologia Escolar.

Universidade de Sevilla, US, Espanha.

Vínculo institucional

  • 1999 – 1999 Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/1999 – 03/1999
    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação
    • Disciplinas ministradas
      Psicología Social del Sistema Educativo

Prefeitura Municipal de São José, PMSJ, Brasil.

Vínculo institucional

  • 1984 – 1993 Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora IV, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1993 – 12/1993 Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação, Educação.
    • Serviço realizado
      Psicóloga de Creche (crianças de 0 a 7 anos).
  • 1993 – 1993 Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação, Educação.
    • Serviço realizado
      1ª Lugar em aprovação no concurso público para ocupar vaga de Psicólogo da PMSJ.
  • 10/1992 – 10/1992 Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação, Educação.
    • Treinamentos ministrados
      Formação da Personalidade
  • 01/1991 – 12/1991 Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação, Educação.
    • Serviço realizado
      Supervisora Pedagógica.
  • 01/1990 – 12/1990
    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação, Educação.
    • Serviço realizado
      Implantadora do Projeto de Psicologia Escolar no Município.
  • 01/1989 – 12/1989 Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação, Educação.
    • Serviço realizado
      Orientadora de Disciplina.
  • 01/1987 – 12/1988
    Ensino,
    • Disciplinas ministradas
      Professora de Língua Portuguesa
  • 01/1984 – 12/1987 Ensino,
    • Disciplinas ministradas
      Professora de Pré-escola

Linhas de pesquisa

1. Saúde do Trabalhador

Objetivo: Descrever o processo de saúde do trabalhador a partir da percepção da sua prática profissional. Investigar a percepção que o trabalhador tem sobre o seu trabalho..
Grande área: Ciências da Saúde
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador; Redes de atenção à saúde; Percepção de trabalho.

2. Avaliação de Política Pública

Objetivo: Pesquisar os fluxos nas redes de atenção à saúde. Investigar a organização da rede de atenção à saúde, com enfoque na metodologia qualitativa..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Palavras-chave: Avaliação de Políticas Públicas; Redes de atenção à saúde.

3. Promoção e Educação em Saúde

Objetivo: Investigar a transversalidade da promoção de saúde efetuada na prática profissional. Identificar os determinantes sociais de saúde nas ações de saúde..
Palavras-chave: Promoção da Saúde; Educação em saúde.

4. Atenção à Saúde nos diversos níveis: primário, secundário e terciário

Objetivo: Atenção à saúde nos diversos níveis (primário, secundário e terciário) Nesta linha, são realizadas pesquisas nos três níveis de atenção: primário, secundário e terciário. Essa divisão foi adotada para dividir os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por categorias, determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que buscam promover, restaurar e manter a saúde dos indivíduos. Os(as) pós-graduandos(as) profissionais do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde desenvolvem projetos de pesquisa nas Unidades Básicas de Saúde, centros comunitários, escolas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais, unidades de atendimento especializado e hospitais de grande porte, que atendem alta complexidade..

Projetos de pesquisa

  • 2019 – Atual Programa Academia da Saúde Capacidades Técnicas para a Gestão
    • Descrição: O projeto se propõe a elaborar e testar uma metodologia de educação permanente em saúde, alinhada ao material didático produzido pelo Ministério da Saúde, e voltada especificamente para o Programa Academia da Saúde, com o objetivo de instrumentalizar gestores e trabalhadores do SUS, direta ou indiretamente envolvidos com o Programa, para garantir a efetividade dos serviços e ações desenvolvidos no âmbito dos municípios do Tocantins. O objetivo geral do presente projeto visa elaborar, aplicar e validar metodologia de formação na modalidade presencial para a construção de capacidades técnicas relacionadas à gestão local do Programa Academia da Saúde. O estudo será realizado nas oito regiões de saúde do estado do Tocantins. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. Quanto aos procedimentos adotados na pesquisa serão utilizados a análise documental e a pesquisa-participante. A coleta de dados será realizada por meio de questionários presenciais e on-line, conforme anuência dos participantes e assinatura do TCLE. A análise dos dados quantitativos se dará por meio de técnicas de estatística descritiva como o teste de Qui-quadrado e ANOVA, já os dados qualitativos serão analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin..
    • Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) .
    • Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Leila Gurgel do Amaral – Integrante / Danielle Keilla Alencar Cruz – Integrante / Gabriela Mendes – Integrante / Clemilson Antônio da Silva – Integrante / Caroline Roberta Freitas Pires – Integrante / Eduardo Cezari – Integrante / Gilmara Apolinário Reis – Integrante / Giovanna Falcão – Integrante / Werley Reinaldo – Integrante / Andreza Domingos da Silva – Integrante / Flávia de Souza Oliveira – Integrante.

  • 2019 – Atual Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do SUS do Tocantins – ECOA SUS/Tocantins
 
    • Descrição: Esta é uma proposta de enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para o estado do Tocantins, região Norte do Brasil. Nossa proposta visa produzir informações e desenvolver, em conjunto com os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), estratégias para organização e aumento da efetividade das ações de prevenção da obesidade e cuidado da pessoa com obesidade..
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (1) .
    • Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Integrante / Kellen Cristine silva – Integrante / Clemilson Antônio da Silva – Integrante / Andreza Domingos da Silva – Integrante / Sônia Lopes Pinto – Coordenador / Eloise Schott – Integrante / Lorenna Martins da Silva – Integrante / Terezinha de Jesus Pinheiro Franco de Sena – Integrante / Silvely Tiemi Kojo Sousa – Integrante.

  • 2018 – 2020 Efetividade das Ações para Controle da Obesidade Infantil pelo Programa Saúde na Escola em Palmas, Tocantins
 
    • Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
    • Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Integrante / Renata Andrade de Medeiros Moreira – Coordenador / Rosângela Maciel – Integrante.

  • 2017 – 2018 Percepção da Dor pelos Profissionais da Enfermagem Portadores da Insuficiência Venosa Crônica em um Hospital Público de Palmas/TO
 
    • Descrição: A dor esta presente na rotina diária da enfermagem não somente na assistência aos pacientes, mas como queixa destes profissionais. Esta pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e analítica, realizada no HGP tem por objetivo analisar a dor pela compreensão dos profissionais de enfermagem portadores de insuficiência venosa crônica, relatar aspectos da rotina diária que influenciam na percepção dolorosa, assim como identificar fatores desta rotina que agravam ou atenuam a queixa de dor. Os dados foram coletados no Hospital Geral de Palmas /Tocantins, no período de Novembro de 2017 a Janeiro de 2018, na unidade da Central de Material Estéril, através de entrevistas semiestruturadas com 20 profissionais e de observações do ambiente de trabalho. Os resultados apontam ser comum a ocorrência de problemas de saúde orgânicos e psíquicos decorrentes principalmente do estresse e do desgaste provocado pelas condições de trabalho, com reflexos nas condições de vida. A dor relatada pelos profissionais entrevistados encontra se fortemente relacionada com a rotina de trabalho. A análise do ambiente e rotina de trabalho, associada à questão de gênero e à especificidade da atividade de enfermagem, contribuiu para melhor compreensão da queixa de dor relatada por estes profissionais..
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Ana Célia de Freitas Ramos Tavares – Integrante.

  • 2017 – 2018 Adoecimento Psíquico: Compreensão dos Profissionais da Enfermagem de um Hospital Público do Estado do Tocantins
 
    • Descrição: O presente estudo tem como objetivo compreender a percepção que o profissional de enfermagem tem frente ao seu adoecimento psíquico, bem como identificar quais variáveis podem ser consideradas influenciadoras para adoecimento. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, de natureza analítica que buscou classificar inicialmente os dados estatísticos referente ao quantitativo de licenças médicas concedidas a esses profissionais, para respaldar a demanda quantitativa da pesquisa, demonstrando que dentro dos transtornos psíquicos os depressivos foram os que geraram o maior número de afastamento. Posteriormente compreendeu-se qualitativamente as informações coletadas nas entrevistas semiestruturadas, contendo 12 questões abertas, aplicadas para 7 profissionais da área da enfermagem pertencentes aos cargos de auxiliar de enfermagem, enfermeiro e técnico de enfermagem, atuantes em um hospital público de Palmas/Tocantins e que já se afastaram para tratamento de saúde por transtornos psíquicos. Os resultados da pesquisa demonstram que a autopercepção do profissional remete a dificuldade de aceitação do processo de adoecimento, respaldado pela função social de cuidador que ele exerce. O clima organizacional e estrutura institucional foram categorias relatadas como estressoras, o estilo de vida foi considerado como fator motivador para a maioria dos entrevistados e o reconhecimento do trabalho por parte dos pacientes/familiares foi elencado como variável retroalimentadora do seu papel de cuidador. O cenário investigado revela um ambiente laboral adoecedor, necessitando uma intervenção com vistas a orientação sobre os processos de trabalho e de educação em saúde..
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Núbia de Fátima Cavalcanti Alencar – Integrante.

  • 2017 – 2018 Compreensão de Adolescentes sobre o conceito de Saúde e as fontes de informação
 
    • Descrição: Introdução: A informação é fundamental para a Promoção da Saúde, pois contribui com a capacitação do sujeito e da comunidade. Na atualidade os adolescentes recebem informações pelas mais variadas fontes, o que levanta questionamentos sobre como os adolescentes recebem informações sobre saúde e qual a compreensão deles sobre o conceito de saúde. Objetivos: Compreender a percepção dos adolescentes matriculados no 9º ano de uma Escola Municipal de Gurupi-Tocantins sobre o conceito de saúde e as fontes que fornecem essa informação. Metodologia: participaram da pesquisa 6 (seis) alunos matriculados no 9º ano de uma Escola Municipal de Gurupi-TO. Tratou-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com base em um questionário semiestruturado. Para a análise dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo. Resultados e discussão: A compreensão dos adolescentes sobre saúde, expressas por meio das falas, remetem ao modelo biomédico. As principais fontes de informação sobre saúde citadas foram a família, a escola, amigos e meios de comunicação, especialmente a televisão e a internet. Afirmaram saber que nem todas as informações que circulam na internet não verdadeiras, porém não possuem critérios de seleção de sites que oferecem informações sobre saúde. Os adolescentes confiam nos profissionais da Unidade Básica de Saúde, porém não compreendem com total clareza as informações que recebem sobre o tema. A maioria dos adolescentes avaliou o próprio conhecimento sobre saúde como insuficiente, mas alguns também relataram ausência de interesse cotidiano sobre o assunto, haja vista que buscam saber mais sobre o tema apenas quando estão doentes. De forma geral os entrevistados afirmaram ter necessidade de obter mais informações sobre saúde por meio de materiais informativos e por meio de ações no ambiente escolar. Conclusões/Considerações Finais: Observou-se que a compreensão sobre o conceito de saúde não contempla os múltiplos aspectos que envolvem a saúde, a partir da perspectiva dos Determinantes Sociais em Saúde. Nesse sentido há a necessidade de projetos de Educação em Saúde que envolvam os próprios estudantes no desenvolvimento das ações direcionadas a esse público, os quais que podem ser desenvolvidos dentro da própria escola, no Programa saúde na Escola..
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / MEIRYLAINE PEREIRA BEZERRA VIEGAS – Integrante.

  • 2017 – 2018 Percepção dos Profissionais da Saúde quanto aos Desafios na Assistência à Saúde Mental
 
    • Descrição: A saúde mental é uma área da saúde pública que apresenta como objeto de estudo o sujeito e suas relações construídas com a realidade. Após a Reforma Psiquiátrica Brasileira que resultou na reformulação do modelo assistencial os desafios afetam principalmente aos profissionais da saúde da saúde mental que diariamente têm a tarefa de expandir e consolidar essa mudança de paradigma. Este estudo tem o objetivo de compreender a atuação dos profissionais da saúde mental nos Centros de Atenção Psicossocial do município de Palmas/TO, como pontos operantes principais dentro do trabalho em rede. O estudo foi desenvolvido com a utilização de metodologia qualitativa embasado nos campos das ciências humanas e da saúde, utilizando a Análise de Conteúdo como referencial-metodológico. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas individuais com nove profissionais da saúde mental. Esta pesquisa possibilitou identificar as concepções que os profissionais vêm construindo sobre o conceito de saúde mental. Nesse sentido, percebe-se que há profissionais que conseguem entender a reorganização do modelo psicossocial. Entretanto, ainda existem, práticas de saúde desenvolvidas pautadas na lógica da verticalização de conhecimentos, fundamentadas em relações fragmentadas e hierarquizadas. Ficou clara a importância que os profissionais de saúde mental atribuem ao modelo de assistência comunitário e territorial. Porém, os entraves dentro da equipe existem, como: sobrecarga de trabalho, equipe reduzida. Há divergências entre a teoria e a prática cotidiana. Os profissionais conseguem entender, e visualizar a importância do modelo de atenção comunitário, porém a presença de diferentes assistências e falta de coesão entre a equipe multiprofissional, profissionais resistentes a participar de atividades em grupo, modos de pensar rígidos dentro do serviço tornam a prática muito longe do que é proposto na Política de Saúde Mental..
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Ana Terra de Araújo Rodrigues – Integrante.

  • 2017 – Atual Modelo Lógico do Programa Saúde na Escola
 
    • Descrição: Esta pesquisa, intitulada Modelo Lógico do Programa Saúde na Escola, objetiva fazer uma avaliação da qualidade de políticas e programas de atendimento da atenção básica. Neste caso, especificamente, o Programa Saúde na Escola. Para tanto, identificar as ações, metas e atividades do programa, é fundamental para as boas práticas técnicas e operacionais do programa. O qual, se caracteriza pela construção do Modelo lógico do Programa Saúde na Escola..
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Integrante / Daniela Ribeiro Schneider – Integrante / Leila Gurgel do Amaral – Integrante / Danielle Keilla Alencar Cruz – Integrante / Maria Inês Gandolfo Conceição – Coordenador / Luísa Scaffando – Integrante.

  • 2016 – 2019 Assistência Ao Pré-Natal E Suas Implicações No Processo De Parto E Nascimento: Compreensão Dos Trabalhadores Da Rede Cegonha De Palmas-TO
 
    • Descrição: Compreender o entendimento dos trabalhadores da Rede Cegonha sobre a assistência ao pré-natal e suas implicações no processo de parto e nascimento, no município de Palmas. Método: Esta pesquisa é fruto de um projeto ampliado o qual teve um recorte qualitativo, de natureza descritiva e analítica. Foram entrevistados 19 Trabalhadores da Rede Cegonha de Palmas, sendo 09 do Hospital e Maternidade Dona Regina e 10 da Atenção Básica no período de fevereiro a julho de 2016. Para a técnica de entrevista, foi utilizado roteiro semiestruturado com oito questões abertas. Resultados e Discussão: Observa uma fragmentação da rede ao passo que foi identificado uma grande lacuna na comunicação entre atenção primária e hospitalar. Isso é reflexo de uma qualidade na formação profissional insatisfatória e uma alienação no processo de trabalho. Nota-se ainda que falta informação e co-responsabilização da comunidade sobre a importância do pré-natal e suas implicações no processo de parto e nascimento. Conclusão: Faz se necessário um monitoramento mais eficaz nos indicadores da rede cegonha no componente pré-natal e uma implementação mais efetiva para que haja uma efetiva implementação da Rede Cegonha tanto intersetorial quanto intrasetorial é irrevogável o contínuo desenvolvimento de ações educativas para melhorar a avaliação dessa importante estratégia política para redução da morbimortalidade materna infantil..
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Raphaella Pizani Castro Pinheiro Silva – Integrante / Carla Cristina Chaves de Oliveira – Integrante / Danielle Rosa Evangelista – Integrante / Mayane Vilela Pedroso – Integrante.

  • 2016 – 2018 Percepção Dos Servidores Do Pronto Socorro Do Hospital Geral De Palmas Sobre Seus Afastamentos E Suas Implicações Na Prática Profissional
 
    • Descrição: Hoje, as condições de ambiente, saúde e segurança no trabalho passam a ser compreendidas como garantias essenciais para a qualidade de vida dos indivíduos e direito à cidadania. É uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e analítica, com objetivo de analisar a percepção que os profissionais da saúde do Pronto Socorro do HGP têm sobre seus afastamentos e suas implicações para prática profissional. Foram entrevistados 20 profissionais no Pronto Socorro do Hospital Geral de Palmas – TO, no período de Novembro de 2016 a Março de 2017. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista semiestruturada contendo quinze questões abertas, bem como realizado um levantamento documental sobre o afastamento dos profissionais no período de 2014 e 2015, com objetivo de descrever as principais doenças motivadoras dos afastamentos. Observa-se que os profissionais da saúde do Pronto Socorro, percebem que seus afastamentos para tratamento da saúde estão relacionados com fatores do trabalho, bem como, visualizam as dificuldades que este afastamento traz para o serviço. Os resultados trazem inquietações, pois revelam questões que já vêm sendo estudadas há vários anos, sobre a saúde do trabalhador. Neste sentido, faz-se necessário revisar o conceito e a prática do trabalho, no que tange ao processo no atendimento em saúde, de saúde do trabalhador, e sobretudo do trabalhador em saúde, que deve estar atento no cuidado da sua saúde e da saúde de outrem, a fim de que novas visões sobre estas questões venham a propiciar possibilidades de mudanças no enfrentamento dessas questões que são prementes e urgentes..
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Elisana Ligia Garcia Barbosa – Integrante.

  • 2016 – 2017 Política Nacional De Atenção Básica Nas Unidades Básicas De Saúde: Percepção Dos Coordenadores Das Equipes De Saúde Da Família De Gurupi/To
 
    • Descrição: A Atenção Básica é caracterizada como a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste sentido, a Unidade Básica de Saúde (UBS) é a ação organizativa que está diretamente vinculada à promoção de saúde. Para o seu desenvolvimento pleno é necessário que os atores deste processo compreendam a importância de se pautarem nos princípios da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Objetivos: Compreendeu-se o processo de implementação da PNAB nas UBS do município de Gurupi- TO na percepção dos coordenadores das equipes de Saúde da Família. Metodologia: Participaram da pesquisa 11 (onze) enfermeiros gestores de Equipes de Saúde da Família, um de cada UBS de Gurupi-TO. Tratou-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. A coleta ocorreu em dois momentos, no primeiro utilizou-se um questionário semiestruturado e no segundo foi utilizado o método roda de conversa. O segundo momento ocorreu com intuito de complementar as informações obtidas na primeira entrevista. Para análise dos dados utilizou-se o método análise de conteúdo. Resultados e Discussão: O processo de implementação da PNAB nas UBS de Gurupi ocorre de maneira vertical através de reuniões mensais com gestores da Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, por mais que reconheçam que os princípios e diretrizes da PNAB são importantes para o pleno desenvolvimento da Atenção Básica, os entrevistados afirmaram que devido à sobrecarga de tarefas e atribuições, à alta demanda de atendimentos e ao déficit de recursos humanos a implementação da PNAB não ocorre integralmente. Quanto ao processo de Educação Permanente, o mesmo ocorre através de palestras e ações de promoção e prevenção em saúde para a comunidade, cursos, capacitações e treinamentos para a equipe de Atenção Básica. Ainda, relataram que cada UBS deveria possuir um exemplar da PNAB em versão impressa, para que a população também tenha acesso e participe diretamente da gestão do SUS. Conclusões/Considerações Finais: Os profissionais entrevistados reconhecem a importância da participação da comunidade na gestão da Atenção Básica para que se organize os modelos locais de saúde. Também reconhecem a importância de todos os atores sociais envolvidos na gestão do SUS, onde deveriam ter como esteio de suas ações, a promoção de saúde, além das atividades voltadas ao cuidado e à prevenção..
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Jeann Bruno Ferreira da Silva – Integrante.

  • 2016 – 2017 Estratégia Saúde Da Família: Percepção Do Profissional De Saúde Sobre Seu Processo De Trabalho No Município De Porto Nacional-To
 
    • Descrição: O sentido do trabalho e o espaço que ocupa da vida de cada um, é fundamental para que o ser humano se reconheça como tal. O trabalho em saúde é uma prática coletiva que tem como finalidade a promoção da saúde das pessoas, sua família e comunidade. É condicionado pelas relações entre os profissionais nos serviços de saúde e sociedade, sendo permeado por ações técnicas e interpessoais, portanto, deve ser entendido em sua objetividade e subjetividade. Este estudo tem a intenção de contribuir para que se amplie o corpo de conhecimento acerca do processo de cuidar e da saúde, na esfera do trabalho, segundo a ótica da equipe Estratégia Saúde da Família, considerando seus referenciais biopsicossociais. Objetivo: Compreender a percepção que o profissional tem sobre seu processo de trabalho na equipe Estratégia Saúde da Família, no município de Porto Nacional ? TO. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritiva, onde utilizou-se o método de análise de conteúdo para a análise dos dados. Os dados foram coletados seguindo um roteiro de entrevista semiestruturado. Resultados e Discussão: Os profissionais compreendem o trabalho que realizam como de suma importância para a comunidade e apresentam satisfação em realizar o trabalho em saúde. Relatam que as maiores dificuldades para a realização do trabalho estão relacionadas à ausência de material físico e humano de investimentos no processo de Educação Permanente em Saúde, mas, buscam produzir seu trabalho enfrentando as dificuldades, visando não deixar o usuário sem atendimento. Conclusão: Compreendeu-se que os profissionais de saúde desta pesquisa sentem-se comprometidos com o seu trabalho. Percebem a importância do seu fazer, para o processo de educação e promoção da saúde dos usuários, e reconhecem que as atividades desenvolvidas, possibilitam a melhora da situação em saúde da comunidade. Considerações Finais: Faz-se necessário compreender a dinâmica do trabalho, para avaliar as potencialidades e dificuldades encontradas pelos profissionais, e deste modo, buscar estratégias possibilitem a reflexão sobre o trabalho realizado na atenção básica..
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Aline da Silveira Gonçalves Fabris – Integrante.

  • 2014 – 2019 Assistência ao pré-natal e suas implicações no processo de parto e nascimento: compreensão dos trabalhadores da saúde do Estado do Tocantins.
 
    • Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Raphaella Pizzani – Integrante / Carla Cristina Chaves de Oliveira – Integrante / Danielle Rosa Evangelista – Integrante / Renata Andrade de Medeiros Moreira – Integrante / Margarida Araújo Barbosa Miranda – Integrante / Mayane Vilela Pedroso – Integrante.
      Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa – Auxílio financeiro.

  • 2014 – 2015 Modelo Lógio do Programa Academia da Saúde
 
    • Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Danielle Keilla Alencar Cruz – Integrante / Dalila Tusset – Integrante.

  • 2013 – 2014 Parto Humanizado: Percepção Das Puérperas Sobre A Presença Do Acompanhante De Livre Escolha No Hospital Maternidade Dona Regina ? Palmas/Tocantins
 
    • Descrição: A presente pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção da puérpera sobre a presença do acompanhante de livre escolha durante o processo de parto e nascimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistadas 14 puérperas no Alojamento Conjunto do Hospital e Maternidade Dona Regina no período de novembro de 2013 a janeiro de 2014. Teve como principais resultados que a percepção das mulheres sobre o período gestacional e parto foram relacionados aos fatores orgânicos e conceituais, prevalecendo relatos pautados aos fatores orgânicos, como dor, sangramentos, alterações do corpo durante a gestação e parto, quando questionadas sobre a presença do acompanhante de livre escolha houve destaque para escolha do acompanhante: o cuidado, a segurança, a calma que a pessoa transmite, o fato de se sentir mais a vontade, a ajuda que a pessoa poderia dar, e o conhecimento prévio, evidenciando neste momento percepções que vão além do processo orgânico. Desta forma, a presença do acompanhante de livre escolha se torna fundamental no processo de hospitalização no momento do parto e nascimento, sendo uma ação estruturante para a mulher, bebê e pessoa que acompanha. Evidencia-se que muito além de um sujeito a mais no ambiente de parto, a presença do acompanhante gera significados e ameniza o sofrimento da hospitalização..
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Raphaella Pizani Castro Pinheiro Silva – Integrante.

  • 2012 – 2013 Narrativas de adolescentes sobre a precepção de hábitos saudáveis de vida
 
    • Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Manuel De La Matta Benítez – Integrante / Adriano Rodrigues Mansanera – Integrante / Ariana Sala – Integrante / Ana Edith Farias Lima – Integrante.

  • 2012 – 2013 Implantação Da Política Nacional De Promoção Da Saúde No Âmbito Da Secretaria De Saúde De Palmas, Tocantins
 
    • Descrição: Com a publicação da Política Nacional de Promoção da saúde em 2006 e os devidos investimentos em sua implantação e implementação por parte do Ministério, fez-se necessário a compreensão do modo com que esses processos se deram nos entes federados e o modo que essa Política se desenvolveu nas localidades, bem como a maneira que os municípios e estados desenvolveram institucionalmente essa estratégia. O presente estudo buscou compreender analisar a implantação e implementação da Promoção da Saúde do âmbito da Secretaria de Saúde de Palmas. Para tanto, foram realizadas 10 entrevistas com gestores e coordenadores de programas e projetos de promoção da saúde e análise de documentos institucionais. Os dados foram analisados sob a perspectiva de análise do conteúdo e para a análise de documentos foi utilizado o método descritivo exploratório. Foi possível constatar que há na estrutura organizacional da SESAU-Palmas uma diretoria intitulada Educação e Promoção da Saúde e uma área técnica de Promoção da Saúde na Gerência de Vigilância Epidemiológica. Nas entrevistas analisadas há o conhecimento parcial de como a Promoção da Saúde está sistematizada na SESAU-Palmas e essa sistematização não segue o modelo do Ministério da Saúde, consistindo um arranjo inovador e com potencial para desenvolvimento de amplas tecnologias e metodologias em Promoção da Saúde. Foi verificado também a existência de Projetos e Programas de promoção da saúde, a sua maioria financiada pelo repasse financeiro do Ministério da Saúde e algumas iniciativas locais, que atendem às propostas da Política Nacional de Promoção da Saúde. As estratégias utilizadas pelos gestores e coordenadores dos Programas e Projetos de promoção da saúde ressaltam a dificuldade em atuar no sentido de mudança do modelo de atenção e cuidado afinado com o ideário da Reforma Sanitária e os preceitos da Promoção da Saúde como estratégia de consolidação do Sistema Único de Saúde..
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Lívia Tâmara de Oliveira Barbosa – Integrante.

  • 2011 – 2012 Saúde Mental dos Professores de uma escola Pública Estadual do Tocantins: Um estudo de caso
 
    • Descrição: A relação saúde mental e processo de trabalho tem sido alvo de discussões e reflexões no campo da saúde mental em função das constatações dos efeitos do trabalho como gerador de adoecimento psíquico relacionados ao trabalho. No Tocantins de todos os funcionários públicos estaduais os que mais são acometidos por esse agravo são os professores da rede estadual de ensino. Nesta perspectiva este estudo buscou no ambiente natural de trabalho a fonte direta para coleta de dados no intuito de investigar a Saúde Mental dos Professores de uma Escola Pública Estadual de Palmas no Tocantins. Para orientação no processo de análise foi utilizado a análise de conteúdo, que é um conjunto de técnicas para analisar a comunicações utilizando-se de procedimentos sistemáticos e objetivos para descrever os conteúdo das mensagens. Os procedimentos para essa análise foram criteriosos, através de aspectos extremamente observáveis para mostrar os conteúdos colhidos nas entrevistas realizadas. A pesquisa foi de cunho social, desenvolvida numa abordagem qualitativa, onde os dados analisados foram obtidos através de técnicas de coleta de dados e observação participante, registrados no diário de campo e entrevista semi-estruturada. Os dados possibilitaram reflexões sobre a saúde mental e processos de trabalho, dos trabalhadores da educação, onde aparece como resultante, o adoecimento mental dos professores, quando relacionado ao trabalho, devido a sobrecarga, falta de reconhecimento sobre o seu próprio processo de trabalho, bem como quanto a exterioridade institucional relacionado às políticas públicas educacionais..
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Diana Aleixo de Gusmão – Integrante.

  • 2011 – 2012 Incidência de Acidentes de Trabalho não fatais em Trabalhadores Segurados no Estado do Tocantins no Período de 2005 a 2009
 
    • Descrição: A saúde do trabalhador constitui um campo da saúde coletiva que busca a compreensão do processo saúde-doença dos grupos humanos em sua relação com o trabalho. O acidente de trabalho é um evento que causa lesão corporal ou perturbação funcional, que ocorre no ambiente de trabalho, no trajeto do trabalhador entre sua residência e o local de trabalho ou num local em que este esteja a serviço da empresa. É um problema de saúde pública em todo o mundo, por serem potencialmente fatais e incapacitantes e acometerem, em especial, pessoas jovens e em idade produtiva. Esta pesquisa teve como objetivos conhecer os tipos de acidentes de trabalhos não fatais entre trabalhadores segurados pela previdência social no Estado do Tocantins, identificar a incidência cumulativa anual dos acidentes de trabalho não fatais entre trabalhadores segurados, descrever a distribuição das variáveis socio-demográficas, ocupacionais, relacionadas aos acidentes de trabalho notificados e verificar a distribuição geográfica das notificações segundo município no período de 2005 a 2009. Trata de um estudo quantitativo, onde a investigação versa sobre as informações e as fontes de dados existentes nos Anuários Estatísticos da Previdência Social. Os dados nos mostraram que, nos anos 2005 a 2009 a maioria foram acidentes de trabalho típico e, dentre esses, em primeiro lugar estão os acidentes na construção de barragens para geração de energia elétrica, o segundo lugar em acidentes estão às obras de asfalto e pavimentações de rodovias e em terceiro as construções civis. Se observarmos os maiores índices de acidentes de trabalho no Tocantins, a construção civil perpassa pelos três dos seis tipos de acidentes que mais acometeram os trabalhadores no Tocantins, pois a construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas. Por isso a inegável importância no conhecimento dos tipos de acidentes de trabalho que mais estão expostos os trabalhadores do Tocantins. Somente conhecendo essas variáveis é que podemos pensar políticas públicas realmente eficazes e traçar metas específicas de combate a esses acidentes de trabalho..
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Juliana Chaves Malimpensa – Integrante.

  • 2011 – 2012 Percepção dos Profissionais de Saúde sobre a Notificação dos Transtornos Mentais e o Comportamento Relacionados ao Trabalho _Palmas_TO
 
    • Descrição: Este estudo objetivou identificar a percepção dos profissionais de saúde que atuam em uma Unidade Sentinela em Saúde do Trabalhador de Palmas/TO quanto à notificação dos Transtornos Mentais e do Comportamento relacionados ao Trabalho. O estudo foi realizado pelo método qualitativo, tendo como instrumentos a observação participante e a entrevista com roteiro semi-estruturado, subsidiado pela análise de conteúdo proposta por Bardin. Os sujeitos da pesquisa foram profissionais da equipe de saúde de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que prestam atendimento à pacientes com suspeita ou diagnóstico de Transtorno Mental e do Comportamento relacionados ao Trabalho. Os resultados encontrados apontam para o fato que os profissionais não incorporaram efetivamente, em sua rotina de trabalho, o processo de reconhecimento e notificação dos Transtornos Mentais e do Comportamento relacionados ao Trabalho. Tal situação aponta a necessidade de reorganização dos serviços de Referência em Saúde do Trabalhador a partir da aproximação de olhares, saberes e experiências com a área de Saúde Mental, que poderá contribuir para o reordenamento dos serviços de atenção à saúde mental relacionada ao trabalho no SUS, bem como para que os casos adquiram visibilidade e propulsionem ações de prevenção e promoção à saúde dos trabalhadores no município de Palmas..
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Jaciela Margarida Leopoldino – Integrante.

  • 2009 – 2010 A percepção dos alunos dos cursos de enfermagem e nutrição dos determinantes sociais do processo saúde/doença, mediante vivência prática em centros municipais de educação na periferia de Palmas-TO
 
    • Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: Graduação: (80) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador.

  • 2009 – 2010 Orientação Psicopedagógica na Formação dos Cursos da Saúde
 
    • Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador.

  • 2007 – 2010 Saúde e desenvolvimento local: análise dos progressos em relação aos objetivos do milênio relacionados à saúde nas cidades brasileiras que desenvolvem agendas sociais
 
    • Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Adriano Rodrigues Mansanera – Integrante / Ana Edith Farias Lima – Integrante / Jeferson Lima – Integrante / marcia westphal – Integrante.
      Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Cooperação.

Projetos de extensão

  • 2022 – 2023 Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do SUS do Tocantins – Projeto ECOA- SUS/Tocantins
 
    • Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
      Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (4) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Integrante / Kellen Cristine silva – Integrante / Clemilson Antônio da Silva – Integrante / Andreza Domingos da Silva – Integrante / Sônia Lopes Pinto – Coordenador / Eloise Schott – Integrante / Bianca Dias Ferreira – Integrante.

  • 2021 – Atual Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável junto a Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis das Secretarias Estaduais de Saúde e municípios dos estados do Tocantins, Mato Grosso, Pará, Maranhão e
 
    • Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
      Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Danielle Keilla Alencar Cruz – Integrante / Dayana Aparecida Franco – Integrante.

  • 2019 – Atual Programa Academia da Saúde: capacidades técnicas para a gestão
 
    • Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
      Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Leila Gurgel do Amaral – Integrante / Gabriela Mendes – Integrante / Eduardo Cezar – Integrante / Clemilson Antônio da Silva – Integrante / Caroline Roberta Freitas Pires – Integrante / Gilmara Apolinário Reis – Integrante / Giovanna Falcão – Integrante.

  • 2017 – 2018 Oficina de Validação do Caderno de Gestão do Programa Academia da Saúde no Território Nacional
 
    • Descrição: O Programa Academia da Saúde encontra-se em fase de implementação no Brasil. Objetivando fortalecer a gestão de suas ações na Atenção Básica, a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (MS), tendo a equipe responsável pelo Programa, elaborou uma primeira versão do Caderno Técnico de Implantação e Implementação do Programa Academia da Saúde, no Território Nacional. A equipe do Ministério da Saúde, como colaboradores, elegeu cidades com o Programa implantado para apresentar e discutir o Caderno como estratégia de aproximação, alinhamento e validação dos conteúdos. A metodologia de análise temática dos textos, foi realizada por oficinas dialogadas com análise do material impresso, através de uma matriz contendo perguntas norteadoras para que fossem analisadas. Com a coleta de sugestões de revisão do material, buscou-se as necessidades locais e regionais, para sistematização no âmbito nacional. Como resultado da compilação do material, a equipe do MS está finalizando a elaboração do caderno, para que possa elaborar estratégias de formação permanente no território nacional, bem como balizando a construção de uma minuta de portaria para o Programa que busca desburocratizar o cadastro de repasse de incentivo financeiro de custeio. O Projeto apresentado é fruto de uma colaboração com o Ministério da Saúde, para desenvolver ações de educação permanente e continuada, para os profissionais que atendem na rede de atenção primária a saúde, objetivando diminuir o índice avassalador no que tange às doenças crônicas que acometem a população brasileira..
      Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
      Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado profissional: (2) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Danielle Keilla Alencar Cruz – Integrante / Michele Lessa de Oliveira – Integrante / Renata Andrade de Medeiros Moreira – Integrante / Micheline Gomes Campos da Luz – Integrante.

  • 2017 – 2017 Oficinas Metodológicas em Pesquisa Qualitativa na Saúde
 
    • Descrição: A Oficina Metodológica Qualitativa na Saúde, tem como objetivos geral e específicos, promover o conhecimento na área da pesquisa qualitativa em saúde; promover o conhecimento na área da pesquisa qualitativa e produção da ciência de forma crítica e reflexiva; conhecer pressupostos epistemológicos sobre pesquisa e aprofundar aspectos sobre análise de dados em pesquisa qualitativa. Justifica-se pela necessidade de que professores e pesquisadores na área da saúde, se instrumentalizam sobre questões como o que é pesquisa; a relevância social da pesquisa e pesquisa qualitativa; os tipos de pesquisa; o tema a ser investigado; o problema e a hipótese na construção de um projeto de pesquisa; os procedimentos da pesquisa; aspectos éticos em pesquisas em seres humanos e as interações com outras formas de conhecimento. Possibilitando a reflexão e inovação na área da saúde. A Metodologia: Avaliação: resultado esperados.As Oficinas são importantes para o processo de Educação permanente dos professores pesquisadores e profissionais que atuam nos serviços de saúde da rede de atenção à saúde do município de Palmas/TO.
      Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
      Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado profissional: (3) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Raphaella Pizzani – Integrante / Carla Cristina Chaves de Oliveira – Integrante / Renata Andrade de Medeiros Moreira – Integrante / Margarida Araújo Barbosa Miranda – Integrante / Viviane Ferreira dos Santos – Integrante / Hiury de Jesus Magalhães – Integrante / Mayra de Jesus Campos Guimarães – Integrante / Mayane Vilela Pedroso – Integrante.

  • 2013 – 2013 Curso de Extensão para Gestores do SUS em Promoção da Saúde
 
    • Descrição: Projeto financiado pelo Ministério da Saúde.
      Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
      Alunos envolvidos: Graduação: (90) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador.

  • 2012 – 2012 Oficina Jurídica na saúde
 
    • Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Adriano Rodrigues Mansanera – Integrante / Ana Edith Farias Lima – Integrante / Jeferson Lima – Integrante.

  • 2012 – 2012 Curso de Extensão para Gestores do SUS em Promoção da Saúde
 
    • Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador.

  • 2010 – 2010 Programa de Avaliação dos Cursos Interdisciplinares de Enfermagem e Nutrição
 
    • Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Jose Gerley Díaz de Castro – Integrante.

  • 2010 – 2010 Educação Inclusiva: uma proposta de reflexão sobre a atuação do educador na educação inclusiva
 
    • Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Adriano Rodrigues Mansanera – Integrante.

Outros Projetos

  • 2021 – Atual Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável junto a Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis das Secretarias Estaduais de Saúde e municípios dos estados do Tocantins, Mato Grosso, Pará, Maranhão e
 
    • Descrição: O Projeto é desenvolvido e gerenciado pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins_ FAPTO, por meio do contrato no. 42/2021.
      Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
      Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Danielle Keilla Alencar Cruz – Integrante / Dayana Aparecida Franco – Integrante / Herleys chagas – Integrante.
      Financiador(es): Ministério da Saúde – Outra.

  • 2019 – Atual Promoção de Saúde dos Escolares – Programa Saúde na Escola
 
    • Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
      Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Giovana Falcão – Integrante / Maria Inês Gandoflo Conceição – Integrante.

  • 2016 – 2018 Elaboração e validação do Caderno de Implantação do Programa Academia da Saúde
 
    • Descrição: Membro da Coordenação do Processo de Elaboração e Validação do Caderno de Implantação do Programa Academia da Saúde.
      Situação: Concluído; Natureza: Outra.

      Integrantes: Marta Azevedo dos Santos – Coordenador / Michele Lessa de Oliveira – Integrante / Danielle Keylla Alencar Cruz – Integrante / Micheline Gomes Campos da Luz – Integrante.

Revisor de periódico

  • 2014 – 2016
Periódico: Revista Augustus (Rio de Janeiro. Impresso)
  • 2020 – 2021
Periódico: Interface- Comunicação Saúde Educação

Revisor de projeto de fomento

  • 2011 – 2014
    Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Áreas de atuação

1. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
4. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
5. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Metodologia da Pesquisa.
6. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Idiomas

  • Português Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
  • Espanhol Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
  • Inglês Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Produções

Produção bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos

1. SILVA, A. D. ; SANTOS, M. A. ; PINTO, SÔNIA LOPES ; SILVA, K. C. ; SILVA, J. B. ; SANTOS, L. A. S. ; FERREIRA, B. D. ; MAGALHAES, L. ; BORGES NETO, W. S. . Significados da Obesidade na Perspectiva dos Usuários da Atenção Primária no Norte do Brasil. New Trends in qualitative research, v. 18, p. 01, 2023.

2. LEAL, J. C. ; SANTOS, M. A. ; CASTRO, J. G. D. ; MARSON, P. G. ; VILLIBOR, F. F. . Significado da Assistência Odontológica em meio a Pandemia de Covid-19 na perspectiva dos cirurgiões-dentistas da Atenção Primária do Município de Palmas-Tocantins. REVISTA CEREUS, v. 3, p. 247-266, 2023.

3. KLEIN, SALETE TERESINHA RAUBER ; SILVA, KELLEN CRISTINE ; SANTOS, MARTA AZEVEDO DOS ; SILVA, LORENNA MARTINS DA ; PINTO, SÔNIA LOPES . Planos Municipais de Saúde do Estado do Tocantins: uma análise com foco no enfrentamento da obesidade. SAÚDE E SOCIEDADE (ONLINE), v. 31, p. 1-13, 2022.

4. SANTOS, ACSA C ; PASSOS, ANNA F F ; HOLZBACH, LUCIANA C ; CARDOSO, BARBARA R ; SANTOS, MARTA A ; COELHO, ALEXANDRE S G ; COMINETTI, CRISTIANE ; ALMEIDA, GESSICA M . Lack of sufficient evidence to support a positive role of selenium status in depression: a systematic review. NUTRITION REVIEWS, v. 1, p. 1-12, 2022. Citações:3

5. REIS, G. A. ; SANTOS, M. A. ; MENDES, G. C. ; FALCAO, G. C. ; SILVA, A. D. ; LIMA, A. E. F. ; LIMA, J. . Determinantes Socioambientais de Saúde: percepção de moradores de um assentamento rural no Norte do Brasil. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 10, p. 44371-44375, 2021.

6. VIEGAS, M. B. ; SANTOS, MARTA AZEVEDO ; NEPOMUCENO, V. R. . Compreensão de Adolescentes de uma Escola Pública de Gurupi-Tocantins Sobre Saúde e as Fontes de Informação. REVISTA CEREUS, v. 12, p. 223-237, 2020.

7. SANTOS, M. A.; RODRIGUES, A. T. A. ; AMARAL, L. G. ; LAGO, R. R. ; GANDOLFO, M. I. ; CRUZ, D. K. A. . Compreensão dos Profissionais da Saúde Mental em um Município do Norte do Brasil Quanto aos desafios da assistência. 978-989-54759-2-6, v. 3, p. 1026-1041, 2020.

8. SANTOS, M. A.; FALCAO, G. C. ; CRUZ, D. K. A. ; SCAFF, L. ; LEITE, J. D. S. ; BUENO, D. ; AZEVEDO, F. ; CONCEICAO, M. I. G. . Capacidade Institucional e Apoio à Implementação do Programa Saúde na Escola. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 10, p. 39158-39163, 2020.

9. SALGADO, R. D. C. ; TEIXEIRA, C. A. B. ; MOTA, P. A. T. ; BRAGA, A. A. ; SOUSA, S. G. F. ; GORDON, A. S. A. ; GOMES, J. M. S. ; SALGADO, T. C. ; NASCIMENTO, G. N. L. ; SANTOS, M. A. . Hanseníase e Qualidade de Vida: uma revisão sistemática leprosy and quality of life: a systematic review. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 10, p. 4043-40449, 2020.

10. CRUZ, D. K. A. ; TUSSET, D. ; REIS, G. A. ; SANTOS, M. A. . Modelo Lógico do Programa Academia da Saúde. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 10, p. 40953-40957-40957, 2020.

11. SANTOS, K. M. ; MARTINS, M. L. ; MARINHO, L. C. S. ; V. SOBRINHO, S. A. G. ; ALVES, I. L. C. ; SANTOS, M. A. . Alimentação de Crianças em Ambiente Escolar _ Uma visão Interdisciplinar. DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, v. 6, p. 85-91-91, 2019.

12. SANTOS, F. D. R. P. ; AMARAL, L. G. ; SANTOS, M. A. ; FERREIRA, A. G. N. ; MOURA, J. F. ; BRITO, L. B. . Repercussions of spirituality i the lives of women living with HIV. CUIDARTE, v. 10, p. 1, 2019.

13. BARBOSA, E. L. G. ; BERTOLOSSI, E. L. ; SANTOS, MARTA AZEVEDO . Adoecimento Mental no Trabalho: Uma Realizada dos dias Atuais. Revista Trabalho EnCena, v. 4, p. 506-518, 2019.

14. SILVA, J. B. F. ; SANTOS, M. A. ; FABRIS, A. S. G. ; MARRONI, M. A. ; AMARAL, L. G. ; CONCEICAO, P. R. . Percepção dos Coordenadores das Equipes de Saúde da Família de Gurupi/TO sobre a Implementação da Política Nacional de Atenção Básica. REVISTA CEREUS, v. 10, p. 53-64, 2018.

15. VIEGAS, M. B. ; MARINHO, V. L. ; SANTOS, M. A. ; SILVA, J. B. F. . Cuidados Paliativos: Competências e Intervenções do Psicólogo. REVISTA AMAZÔNIA SCIENCE & HEALTH, v. 6, p. 30-36, 2018.

16. SANTOS, MARTA AZEVEDO; REIS, GILMARA APOLINARIO ; BARROS, FABIANE SANTOS ; GOMES, KARINNE ROCHA . Projeto VER-SUS/Brasil no estado do Tocantins: Protagonismo estudantil em defesa do SUS, da democracia e dos direitos sociais. EXPRESSA EXTENSÃO (UFPEL), v. 22, p. 22-33, 2017.

17. RAMOS, I. O. C. ; MARINHO, J. O. ; COELHO, I. B. B. ; SANTOS, M. A. . Políticas Públicas de Promoção ao Aleitamento Materno Exclusivo e sua Relação com o Desenvolvimento de Doenças na Fase Adulta no Município de Palmas. FORMAR Interdisciplinar, v. 1, p. 13-24, 2017.

18. SOARES, N. A. S. ; RIBEIRO, T. T. ; SANTANA, F. ; SANTOS, M. A. . Influência Social e Familiar na Alimentação de Crianças Menores de 12 anos. FORMAR Interdisciplinar, v. 1, p. 5-12, 2017.

19. LEOPOLDINO, J. M. ; EYGO, H. ; MENEZES, M. S. ; MEDEIROS, P. C. ; VIEIRA, M. I. C. ; MALIMPENSA, J. C. ; CARNEIRO, D. A. G. ; SANTOS, M. A. . Saúde do Trabalhador: da Formação à Integração do Ensino e Serviço. Revista Humanidades e Inovação, v. 2, p. 23, 2015.

20. LEOPOLDINO, J. M. ; SANTOS, M. A. . Percepção dos Profissionais de Saúde sobre a Notificação dos Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v. 5, p. 44-66, 2013.

21. NCD ; SANTOS, M. A. ; JGDC ; COELHO, C. B. O. . Depressão, ansiedade e qualidade de vida em mulheres em tratamento de cancêr de mama. Revista Brasileira de Mastologia, v. 20, p. 80-85, 2010.

22. SANTOS, M. A.. O Resgate da Subjetividade em Questão. Coleção Laboratório, Florianópolis-SC, v. 1, n.1, p. 25-30, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições

1. PIRES, C. R. F. (Org.) ; CRUZ, D. K. A. (Org.) ; REIS, G. A. (Org.) ; SANTOS, MARTA AZEVEDO (Org.) ; MAGALHAES, L. (Org.) . Curso de formação para a Gestão do Programa Academia de Saúde. 1. ed. Palmas – TO: EDUFT, 2022. v. 1. 104p .
 
2. PIRES, C. R. F. ; CRUZ, D. K. A. ; REIS, G. A. ; SANTOS, MARTA AZEVEDO ; MAGALHAES, L. ; SILVA, C. A. ; AMARAL, L. G. ; CEZAR, E. ; MENDES, G. C. ; FALCAO, G. ; OLIVEIRA, F. S. ; REINALDO, W. . Curso de formação para a Gestão do Programa Academia de Saúde – Caderno de Apoio. 1. ed. Palmas: Editora da Universidade Federal do Tocantins – EDUFT, 2022. v. 1. 104p .
 
3. SANTOS, M. A.; BARBOSA, M. L. (Org.) ; TELES, G. B. (Org.) ; SOUZA, I. T. (Org.) . Ciclos da Vida: Promoção da Saúde e Alimentação Saudável. 1. ed. Gurupi: Editora Veloso, 2020. v. 1. 70p .
 
4. SANTOS, MARTA AZEVEDO; SILVA, R. P. C. P. (Org.) . Rede Cegonha no Estado do Tocantins: compreensão dos trabalhadores da saúde. 1. ed. Palmas: Editora da Universidade do Tocantins, 2019. v. 500. 191p .
 
5. SANTOS, MARTA AZEVEDO; TUSSET, D. ; CRUZ, D. K. A. ; LUZ, M. G. C. ; MOREIRA, H. O. M. ; SOUZA, L. C. M. ; KOTAMA, L. P. ; CORREIA, M. A. A. ; SANTANA, R. G. M. ; MACIEL, R. . Programa Academia da Saúde: Caderno Técnico de Apoio à Implantação e Implementação. 1a.. ed. , 2019. v. 5000. 220p .